23 de mai. de 2008

O Mercado de Desenvolvimento para Web

Hoje em dia é impossível pensar em desenvolvimento de software sem pensar na Internet. Tudo gira em torno da Web. As empresas de software estão migrando seus sistemas para essa nova realidade, pois caso contrário, serão mais um peixe fora d’água.

Os profissionais que se formaram na década passada e os que estão se formando, não foram e nem estão sendo suficientemente preparados para esse novo paradigma, justamente porque a Internet ainda não se firmou como um grande mercado, mas as coisas estão mudando...

Este novo mercado cresce a cada ano e chegou (já passou) a hora de mudar. Mudar o foco e a forma de pensar o negócio, mudar a forma de comunicação, mudar a forma de desenvolver programas. Mas, e os profissionais? O que fazer para se ajustar nessa “nova onda”?

As instituições de ensino estão investindo cada vez mais nos cursos de desenvolvimento para Internet. As empresas de TI e fábricas de software necessitam cada vez mais de profissionais experientes. Os acadêmicos e profissionais de TI que se preocupam com seu futuro profissional estão ávidos por cursos que os preparem para o mercado. Mas o que é estar preparado para este mercado? Que cursos fazer? Qual é a tecnologia que irá se sobressair?

Para responder a todas essas perguntas devemos antes elencar alguns quesitos:
- A tecnologia por si só não resolve nada. Ela é apenas uma ferramenta. Você precisa dominar as técnicas para poder usar todo o potencial da tecnologia.
- As técnicas você aprende na escola, nos cursos técnicos e de engenharia de software. Mas não basta dominar as técnicas. Você vai encontrar problemas que elas não resolvem. O profissional de hoje precisa praticar a criatividade, precisa pensar e encontrar soluções simples e criativas. Para isso, estudar e conhecer cultura em geral é sempre bem vindo. Então leia, leia bons livros e se informe a respeito das coisas que acontecem no mundo.
- Conhecer profundamente a área de TI também não é suficiente. Hoje, o profissional de TI precisa dominar outra área de conhecimento, como por exemplo, Logística ou RH. Portanto, uma especialização nessa área se faz necessária.
- Dominar o inglês. Isso se tornou obrigatório nessa área. Então, aprenda inglês, mesmo que seja o inglês técnico, no mínimo!
- Por fim, existem várias tecnologias e linguagens de programação para Internet. Podemos citar as mais conhecidas e usadas: Perl, Java, JavaScript, PHP, Python, ASP, DotNet e Ruby on Rails; só para citar algumas. Você com certeza terá que dominar bem uma delas, mas é impressindível conhecer ao menos outra. Jamais fique preso a uma tecnologia. você pode se transformar em um dinossauro em poucos anos - irão concordar comigo àqueles que não conseguiram se livrar do Cobol...

Agora podemos responder às questões anteriores:
- Que curso fazer? Pense: que linguagem de programação você já ouviu falar? O que elas te remetem? Se você respondeu Java e Internet, acertou! Java é a tecnologia criada e voltada para as redes. É distribuída e roda em qualquer sistema operacional. Possui código aberto e uma organização mundial a mantém. Isso significa que ela não será descontinuada, o que irá prolongar seu ciclo de vida.
- Qual é a tecnologia que irá sobressair? De novo, se você respondeu Java, acertou! Java não é só uma linguagem de programação. Java é toda uma tecnologia, preparada para enfrentar os desafios da grande rede.

Se você é da área de TI e pretende se estabelecer como desenvolvedor de sistemas, pense logo em se especializar em umas das tecnologias mais estáveis e seguras de hoje em dia: Java!

Vale a pena fazer cursos de certificação?
Um profissional certificado é a garantia das empresas que esta pessoa conhece profundamente essa tecnologia. Mas não é tudo! Um curso certificado sai caro, dependendo da tecnologia a ser estudada, pode atingir valores que se tornam inviáveis a um ser-humano comum. Em paralelo, você pode fazer um curso não certificado em uma empresa responsável e ter o mesmo grau de conhecimento. O mais importante de tudo é não ficar parado, senão serás ultrapassado por outra pessoa que teve a atitude em se especializar. Como nessa vida nada é de graça, bons estudos!

Algumas referências para você pesquisar. Ela não me fazem mentir!
http://www.javaman.com.br/restaurante/transcripts/trans_20030225.html
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122006/13122006-12.shl
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082007/24082007-7.shl
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1063812-EI4801,00.html
http://www.brunocarvalho.com/05/06/2006/faltam-programadores-java-no-mercado/

Retornar ao índice do curso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom texto, exclareceu algumas de minhas dúvidas.
Assim como Java, o PHP também é um bom caminho?

Unknown disse...

Everton, o PHP apesar de ser uma linguagem nova, já ocupa um lugar de destaque no desenvolvimento web. Com certeza é uma boa tecnologia e quem se especializa em PHP também tem boas oportunidades para trabalhar com aplicações para web.