25 de abr. de 2009

Aula 03: Operadores e Expressões

Os operadores atuam sobre os operandos e produzem algum resultado. Um exemplo é uma expressão aritmética de soma como 5 + 8, onde temos a relação entre dois operandos (os números 5 e 8) por meio do operador soma (+), representando a operação de adição.

Os operadores podem ser classificados conforme o número de operandos sobre os quais atuam:
Binários: quando atuam sobre dois ou mais operandos.
Unários: quando atuam sobre um único operando, como a inversão de sinal.

Outro tipo de classificação considera o tipo de dado de seus operandos e do valor resultante da expressão. Esta classificação está relacionada com o tipo de expressão onde aparecem os operadores:
Aritméticos: resulta em um dado numérico, inteiro ou real.
Relacionais: resulta em um dado lógico, verdadeiro ou falso.
Lógicos: resulta em um dado lógico, verdadeiro ou falso.
Literais: resulta em um dado literal, caracter ou conjunto de caracteres.

Operadores Aritméticos: se relacionam às operações aritméticas básicas.

Operadores Relacionais: são operadores binários que produzem valores lógicos, verdadeiro ou falso.

Usados apenas quando se deseja efetuar comparações e só podem ser feitas entre operandos de mesma natureza, isto é variáveis do mesmo tipo de dado. O resultado é sempre um valor lógico.

Com valores literais (strings), os operadores relacionais comparam os valores da tabela ASCII dos caracteres correspondentes em cada string. Uma string é dita "menor que" outra se os caracteres correspondentes tiverem os números de códigos ASCII menores.

Exemplo:
“algo” > “ALGO” -> resulta em verdadeiro, pois o caracter 'a' corresponde ao número 97 da tabela ASCII, enquanto o caracter 'A' corresponde ao número 65 da tabela ASCII.

As letras minúsculas têm códigos maiores do que os das letras maiúsculas.

O comprimento da string é fator determinante na comparação de duas strings, quando os caracteres existentes na string menor são os mesmos que os caracteres correspondentes na string maior, a string maior é dita “maior que” a menor.

Operadores Lógicos: também chamados de booleanos, são usados para combinar expressões relacionais e produzem como resultado valores lógicos, verdadeiro ou falso.

Fornecendo dois operandos (de tipos lógicos) à uma expressões lógicas, representadas por exp1 e exp2, podemos descrever as quatro operações lógicas:

exp1 E exp2 será verdadeiro somente se ambas, exp1 e exp2, forem verdadeiras. Se alguma for falsa, ou se ambas forem falsas, o resultado da expressão será falso. É um circuito em série.

exp1 OU exp2 será verdadeiro se pelo menos um dos operandos for verdadeiro, ou seja, o operador OU só resulta em falso se ambas, ou todas as expressões envolvidas, neste caso exp1 e exp2, forem falsas. É um circuito em paralelo.

NÃO exp1 resulta em verdadeiro se exp1 for falsa e de modo contrário, resulta em falso, se exp1 for verdadeira. Na eletrônica o operador NÃO é um inversor.

Operadores Literais: atuam sobre caracteres e variam muito de uma linguagem para outra. O operador mais comum e usado é a concatenação de strings: união de strings. O operador que faz esta operação é: +
Exemplo, a concatenação das strings: “Curso” + “ ” + “Lógica” resulta em: “Curso Lógica”.

Expressões
Como na matemática, um conjunto de variáveis e constantes relacionam-se por meio de operadores compondo uma expressão que, uma vez avaliada, resulta num determinado valor.

Expressões Aritméticas: O resultado da avaliação é numérico, inteiro ou real. Apenas operadores aritméticos, variáveis numéricas e parênteses sãp permitidos em expressões aritméticas.

Expressões Lógicas: O resultado da avaliação é um valor lógico, verdadeiro ou falso. Nestas expressões são usados os operadores relacionais e/ou lógicos, podendo ainda serem combinados com expressões aritméticas. Quando combinadas em duas ou mais expressões que utilizem operadores relacionais e/ou lógicos, os mesmos devem utilizar os parênteses para indicar a ordem de precedência.

Expressões Literais: O resultado é um valor literal (caracter). Neste tipo de expressões só é usado o operador de literais (+).

Operadores de Atribuição: Serve para atribuir um valor a uma variável.
Em pseudo-código usamos uma seta à esquerda, indicando que o resultado de uma expressão ou valor à direita será atribuído à variável à esquerda do operador. O símbolo normalmente usado é <-

A sintaxe de um comando de atribuição é:
nomeDaVariável <- expressão

A expressão localizada à direita do sinal é avaliada e seu resultado é armazenado na variável à esquerda.
A variável que receberá o resultado sempre estará sozinha do lado esquerda do sinal (comando) de atribuição.

É isso aí! Na próxima aula abordaremos as estruturas seletivas de controle.

Agora, faça os exercícios da aula 03.

Abraços e bons estudos!

Retornar ao índice do curso.
Avançar à próxima aula.

Nenhum comentário: