15 de fev. de 2016

Professor, você tem algum material de Java?

Reproduzo aqui no meu blog o artigo que postei no Pulse do Linkedin. Espero que gostem e compartilhem :)





Volta e meia alguém me pergunta se eu tenho algum material de Java e programação. Respondo sempre que sim, afinal, estudo, programo e dou aula de Java desde 1997, e desde esta data fui acumulando livros, apostilas e "materiais" relacionados. Mas hoje, estamos em 2016 e lá se foram quase 20 anos. Com os canais de programação espalhados pela Web e as plataformas de cursos on-line, muitas delas gratuitas como o CodeAcademy e o KhanAcademy, grupos de estudo na Web como o GUJ e apostilas muito boas de cursos reconhecidos como K19 e Caelum, fico me perguntando para que o acúmulo desses materiais virtuais e reais. Fiz uma limpa aqui em casa nas férias e doei duas caixas repletas de apostilas e livros de programação.

Depois que você aprende programação e principalmente depois que você aprende as técnicas e paradigmas de programação, praticamente é inútil ficar estudando material por material, apostila por apostila, livro por livro. Conhecimento não se acumula na leitura. Conhecimento é prática. É errar e aprender. É fazer. Desculpe ser duro, mas se não sabe fazer é porque não aprendeu o suficiente. Se for o seu caso, retorne aos estudos e pratique muito.

Ok, alguns críticos me dirão que alguns livros são indispensáveis. E são! Concordo. Mas o que estou dizendo é que depois que você APRENDE programação (teoria e prática), você apenas precisa do material de referência da linguagem e sua API como é em Java e outras linguagens.

A linguagem Java eu conheço e domino, mas sua API não. Talvez não conheça nem 10% e garanto que todos os programadores Java com quem eu já trabalhei (mesmo os que possuem certificado) também não conhecem muito mais que isso. E sabem de uma coisa? Não importa. O mais importante é você dominar a linguagem e saber onde buscar as referências e, ao encontrá-las, saber utilizá-las corretamente.

Então, se você já aprendeu a lógica de programação, já aprendeu as técnicas de programação, os paradigmas e principalmente aprendeu a sua linguagem de estudo, está na hora de desenhar seu projeto e implementá-lo. Ah, e esqueça esse negócio de aplicação desktop, né? São muito específicas e com mercado muito limitado. Foque sua app na web e mobile. Comece utilizando um framework se você se sentir confortável, mas o ideal é fazer tudo na mão mesmo. Você aprende mais e se algo der errado, você tem mais probabilidade de saber onde está o problema. E, por favor, não esqueça de testar, documentar (no mínimo um JavaDoc) e usar clean code. Você vai me agradecer por isso :)

Nenhum comentário: