16 de out. de 2017


Uma pesquisa científica recente revelou que esquecemos 98% do que aprendemos ao estudar um conhecimento novo. Uma maneira simples para evitar que isto não aconteça é fazer a revisão do assunto estudado. Também de acordo com esta pesquisa, o método mais eficaz é revisar imediatamente, ou seja, logo após ter aprendido.
Desta forma, usando informações da própria pesquisa, da internet e com informações empíricas, criei duas listas para ajudar você a aprender e memorizar seus estudos. Primeiro, uma lista com 5 itens que fará com que você aprenda definitivamente qualquer assunto e, em seguida, uma lista com 10 itens para facilitar a memorização. Use as duas em seus estudos e você obterá o conhecimento definitivo. Vamos lá?

Dicas para o aprendizado.
1. Após a aula, faça uma pausa para descansar o cérebro e em seguida revise os temas mais importantes.
2. Após um dia, revise novamente a informação aprendida, pois ela ainda está fresca na memória, e se nada for feito, seu cérebro começará a esquecê-la.
3. Após uma semana, revise o estudo uma terceira vez, assim sua memória iniciará o processo de armazenagem da informação.
4. Após um mês, retorne ao tema estudado e revise novamente. Agora, seu cérebro perceberá inconscientemente que a informação é importante por conta da insistência de seu estudo.
5. A quinta revisão deve ser realizada após seis meses de estudo. É o passo definitivo. Se você seguiu todos os passos, fez as cinco revisões, sua mente terá armazenado de forma permanente a informação estudada e você nunca mais a esquecerá.
Este método é científico e você precisa segui-lo conforme descrito. Não pule nenhum passo. Mas, não é só de revisão que se obtém o aprendizado. Portanto, listo abaixo 10 técnicas de memorização para se obter o conhecimento definitivo.

Dicas para a memorização.
1. Crie gráficos e mapas mentais. Esta técnica é útil para a memorização de qualquer assunto, ciência exata ou humana. Existem diversos software para isto, deixarei alguns links no final do artigo.
2. Crie resumos coloridos. Escreva em um caderno (não use o computador) um resumo com as principais informações do tema estudado e, destaque com uma caneta marca-texto as palavras mais importantes. Use esse resumo em suas revisões.
3. Crie uma música para a informação que você quer memorizar. Cante a melodia. Quanto mais engraçada for, mais fácil será a sua memorização.
4. Desenvolva a memória fotográfica. Analise bem o que você quer memorizar. Tire uma fotografia mental. Toda vez que você precisar desta informação, a fotografia que você armazenou poderá retornar à sua mente. Não é uma tarefa simples, portanto, treine até você conseguir retornar a esta fotografia mental sem precisar recorre a imagem física.
5. Grave suas aulas. Seja áudio ou vídeo, a gravação pode e deve ser usada em suas revisões.
6. Use flash cards. Recorte pequenos cartões de cartolina e escreve neles o que você deseja memorizar, em forma de perguntas e respostas. De um lado, escreva a pergunta e do outro, a resposta. Use-os em suas revisões.
7. Pratique. Use aquilo que você aprendeu de forma prática. Faça exercícios e se desafie. Crie algo novo com a informação que você aprendeu.
8. Explique. Nada adianta ler, estudar, fazer exercícios se você não sabe explicar o que aprendeu. Então, explique para alguém o que você aprendeu e teste seu conhecimento. Se você conseguir simplificar o assunto e a pessoa entender, você estará no caminho certo. Use seus sentidos. Ao ler, você estará usado a visão. Ao falar, você usará a audição e ao apresentar uma informação, você desenvolverá seu sentido sinestésico.
9. Crie associações. Feche os olhos e associe a informação a alguma situação, objeto, cor, ou cheiro. Tudo vale. Ao criar associações você conseguirá se lembrar da informação através da associação que foi feita. E o cérebro adora isto.
10. Tenha prazer. O que é bom, interessante ou prazeroso é mais fácil de ser memorizado. Estudar não pode ser sacrificante e penoso. Ame seus estudos e você aprenderá com muito mais facilidade.
Você gostou desse artigo? Curta e compartilhe! Indique aos amigos, colegas e familiares. Tenho certeza que eles irão gostar.
****
Tenho publicado artigos no LinkedIn, no Política Sem Vegonha, aqui no SupraSumo e na página do Prof. Victor Vargas. Te espero também no meu Twitter @vva_oficial. Obrigado e volte sempre!

****
Originalmente publicado no Pulse Linkedin.

Nenhum comentário: