19 de out. de 2006

Laptop para as Crianças





One Laptop per Child ou apenas 2B1. Assim é chamado o laptop das crianças. Uma ferramenta de aprendizagem idealizada por Nicholas Negroponte, Chairman do projeto e diretor do MIT.

Desenvolvido especialmente para as crianças mais pobres, o 2B1 foi desenhado por especialistas talentosos e experientes. Resultado: harmonia singular de forma e função; máquina flexível, de custo ultra-baixo, energeticamente eficiente, responsiva e durável, com o qual muitas nações do mundo emergente podem saltar décadas de desenvolvimento — transformando imediatamente o conteúdo e a qualidade do aprendizado de suas crianças.

O 2B1 não tem disco rígido, mas terá capacidade de criar uma rede com os outros 2B1 que estiverem próximos. Baseado em Linux, terá display (tela) de modo duplo, 4 portas USB, processador de 500MHz e 128 MB de DRAM, com 512 MB de memória flash. Terão capacidade para operar em banda larga sem fio, que, entre outras coisas, os permitirá operar como uma rede em malha (mesh network). Cada laptop poderá conversar com outros mais próximos, criando assim uma rede local ad hoc. Os laptops usarão uma fonte de energia inovadora (incluindo carga manual), e serão capazes de fazer quase tudo, exceto armazenar dados.

O Brasil será um dos dos primeiros a receber o projeto.

Mais informações, visite o site da OLPC.
Leia também a notícia:
Governo Federal mantém e aprofunda apoio ao projeto do computador a US$ 100
.

Nenhum comentário: