17 de out. de 2006

Pesquisa sobre Linux


Como todos já sabem, o Wikipedia, a encicloédia livre, é um projeto para armazenar conhencimento em todas as áreas. É um projeto dinâmico e crescente. E o mais importante: é desenvolvido por pessoas como eu e você. Basta que você conheça bem sobre um determinado assunto e queira compartilhá-los com todos. Aí é só criar uma conta e voalá! (sic).

Não temos mais motivos, a não ser em casos específicos, em ficar procurando informações na Internet. Você encontrará quase tudo no Wikipedia.

Como estou lecionando Sistemas Operacionais, procurei mais informações sobre o Linux, como sempre, procurei no Wikipedia e encontrei quase tudo que precisava:

- Sistema Operacional
- Linux
- Núcleo de sistema operacional (kernel ou cerne)
- Núcleo do Linux
- Projeto GNU
- Fundação Software Livre
- Software Livre

Mas meu objetivo central era encontrar o mapa do seu Kernel. Ano passado um aluno meu, se não me falha a memória e perdoem-me se estiver errado, o Júlio Santos Monteiro, mostrou-me um site com o mapa do kernel do Linux.

Eu até encontrei o mapa do kernel do Linux no Wikipédia (figura à acima), mas era apenas uma imagem estática. Eu precisava de uma imagem dinâmica, onde eu pudesse adentrar e visualizar os detalhes. Bom, aí neste caso, nada como o bom Google. Bastou digitar "kernel map" e encontrei o tal site. A página é mantida pela OSU - Oregon State University. Veja então, como é complexo o kernel do Linux. Até parece um fractal. :-)

Agora, caso queria completar seus estudos, sugiro:
- Site Oficial do Projeto GNU em Português
- Site Oficial da Fundação Software Livre na América Latina
- Projeto Gráfico do Kernel do Linux

Retornar ao índice do curso.

Nenhum comentário: