22 de jul. de 2013

É possível desligar a Internet?

Apenas com a união de todos governos do mundo em ação simultânea.



No auge da Guerra Fria, os Estados Unidos desenvolveram um protocolo de comunicação entre computadores que não pudesse ser interrompida se suas instalações militares fossem atacadas, o protocolo TCP/IP. A descentralização desse protocolo é o cerne da Internet. Entretanto, depois do aparecimento de projetos secretos, o nível de desconfiança sobre essas questões aumentou em proporções geométricas. Afinal, é possível desligar a Internet?

Qualquer máquina conectada à Internet possui um endereço IP (Internet Protocol ou Protocolo de Internet), um identificador numérico único que lhe possibilita a comunicação. Para não precisar decorar números, existe o DNS (Domain Name Service ou Serviço de Nomes de Domínio). Esses servidores atribuem nomes "legíveis" aos endereços IPs como "facebook.com" ao invés de "173.252.110.27”.

Esses servidores são cruciais para o bom funcionamento da Internet e derrubá-los traria grandes consequências. Mas esses servidores não formam o“botão desligar” da rede. A Internet pode ser quebrada, mas não interrompida.


Tim Berners-Lee, criador da "www", disse em entrevista que “da forma como é projetada, a Internet é bastante descentralizada. Não há um local central onde você possa desligá-la. A Internet só pode ser interrompida se os governos do mundo se reunissem e decidissem reestruturá-la, transformando-a em uma rede centralizada.". E alerta dizendo que se um dia isso for considerado pelos governos, é muito importante que todos se posicionem contra.

Fonte: Tecmundo

Nenhum comentário: